17 janeiro 2016

Aveia... aveia... aveia! (I)

Tinha-vos dito que este era um ano de mudança por estes lados. Aqui está o meu primeiro post de partilha de receitas, truques e experiências pessoais.


A aveia é um alimento que adoramos cá em casa. É saudável, dá um boost de energia, é deliciosa e fica em conta. Consumimos de diversas formas: Nas panquecas, nos muffins, em "pooridge", granola, em bolachas, etc.

Hoje vou partilhar convosco a receita para a granola caseira. Há diversas formas de fazer, mas esta é a que considero mais prática e saborosa. Normalmente faço a granola em dias que ligo o forno, aproveito aquele calorzinho final e coloco a granola num tabuleiro forrado com papel vegetal por cerca de 15 minutos.

Quantidades estimadas: (na verdade acabo por nunca medir nada, uso as coisas que tenho à mão em casa)

– 4 chávs. de flocos de aveia
– ¼ cháv. de linhaça dourada
– ¼ cháv. de sementes de girassol ou sementes de sésamo
– ½ cháv. de flocos de milho (se gostarem que fique mesmo estaladiça)

– ½ cháv. de mel + ¼ cháv. de óleo de coco (pode ser azeite) + ¼ cháv. de água (30 segs. no microondas para ficar morno e dissolver o mel)

– ½ cháv. de amêndoas
– ½ cháv de nozes
– 1 cháv. de passas

– sal a gosto (eu não coloco)

Faz-se assim:


E vocês? Fazem granola em casa? Têm outros truques para partilhar? Contem-me coisas.

3 comentários:

  1. Olá Ana :)
    Parabéns pelo novo estilo de vida que decidiste adoptar! Fico muito contente por ver esta mudança no teu blogue e estou muito curiosa para ver o que tens para partilhar!!
    É engraçado estar a ver este teu post, pois fiz granola em casa pela primeira vez à dois dias atrás. A minha versão é vegan e sem glúten - utilizei arroz tufado ao natural em vez da aveia e agave em vez do mel. Além das sementes e frutos secos, meti também frutas desidratadas como cranberries, mirtilos e bagas goji.
    Adorei o post, vou ficar atenta aos próximos ;)
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa! É uma delícia a granola, não é? e a parte melhor é que não se torna enjoativa porque cada receita é única. Também gosto com goji, com lascas de coco, etc. Com arroz tufado é que ainda não experimentei, mas deve ser muito bom também.

      Relativamente à versão sem glúten tenho uma pergunta, és intolerante ao glúten ou é opção? Se for opção, que diferenças é que notas?

      Beijinhos desde este hemisfério :)

      Excluir
    2. Sim é uma delícia!! Tens de experimentar com o arroz tufado, integral de preferência, eu adoro a textura e sabor!! Agora descobri aqui por estes lados aveia sem glúten e fiz uma granola de arroz tufado e aveia yummy é uma maravilha!! :D

      Foi apenas uma opção! Quando me tornei vegan decidi que queria deixar de consumir glúten, face ao que se lê acerca do mesmo. Foi fácil substituir as massas, mas muito difícil deixar o pão (eu adorava pão). Só quando adoptei uma alimentação essencialmente crua é que deixei totalmente o glúten.

      Quanto às diferenças, eu sofria muito de barriga inchada e desconforto intestinal, mas era mais derivado à lactose, porque eu não sabia que tinha uma intolerância média à mesma. Quando deixei a lactose melhorou bastante, mas quando deixei o glúten é que me senti a 100%. Outra diferença foi a nível da pele, pois já não tenho borbulhas como antes. Houve uma altura que tive alguns meses sem consumir glúten mas, depois, por alguma razão, voltei a comer e a minha pele alterou-se logo, criei borbulhas no rosto e mesmo no corpo. Decidi fazer a experiência para confirmar se era mesmo do glúten, então ora comia ora deixava de comer e percebi que realmente o glúten tem um efeito directo sobre a minha pele.

      Beijinhos*

      Excluir