14 outubro 2011

Basta!


Meus amigos e amigas, companheiros de luta, conhecidos e desconhecidos...

O panorama está a mudar a passos largos e nem sequer me estou a referir aos feriados e ao aumento da jorna diária, as mudanças já começaram há algum tempo mas nós não demos conta porque estavamos anestesiados com a ideia de que "pode ser que as coisas mudem". E vão mudar acreditem pode é doer um bocado, porque isto que estamos a viver é ainda a ponta do iceberg. É curioso, só vejo as pessoas na rua a fazer barulho quando é o Euro, como se ter orgulho em ser Português fosse apoiar a selecção de futebol e pendurar a bendita bandeirinha à janela.

Portugal é um país pequenino, à semelhança da aldeia do Asterix, o que não quer dizer que haja união, pelo contrário. É tão semelhante que é preciso muito pouco para que haja peixeirada com o vizinho, mas o chefe da aldeia é sempre temido e ninguém se mete com ele. Porque é que os chefes da nossa aldeia nunca valem nada mas nós aceitamos a sua autoridade?

Todos nós estamos fartos de ouvir que temos de fazer uma dieta radical, trabalhar mais, receber cada vez menos regalias e considerar que ter um emprego precário é uma sorte porque "há sempre alguém que está pior". Temos visto nos jornais onde se está a cortar e o que é que vamos perder, o que nós não percebemos é o que "eles" vão perder e porque saem sempre impunes das besteiras que fazem constantemente? Mas suspeito que a impunidade e os bolsos de alguns vão continuar de boa saúde graças à nossa falta de capacidade de reacção e às migalhas que tão habilmente recolhem do Zé Povinho. Até quando? Olhem que não há muito mais para espremer...

Por favor, se forem capazes, digam-me que sou eu que estou enganada e que esta cegueira é normal. Façam-me acreditar que estes cortes vão resolver o problema e que vão ser justos. Nem vou descrever as poucas vergonhas a que me refiro pois vocês sabem tão bem ou melhor do que eu. E eles sabem ainda melhor, o que me preocupa é que não têm medo que acabe.

E nós, vamos ter que aceitar isto?

6 comentários:

  1. estou contigo... pode ser que mais alguém se junte a nós.

    ResponderExcluir
  2. Peca!!! Grão a Grão se enche uma camioneta!!!!! Estou contigo.

    ResponderExcluir
  3. Podem crer, está-me a estalar o verniz...

    ResponderExcluir
  4. Isto está assustador!!!! Já me estava a preparar para esta situação há algum tempo, infelizmente tenho tido oportunidade de ver bem perto como as coisas estão a ficar...
    Espero que comecem a reparar na insatisfação geral e que comecem a tomar medidas por outros lados...

    ResponderExcluir
  5. Aqui estamos exactamente igual. Por cualpa de los bancos , que mientras tuvieron beneficios millonarios no pasaba nada y ahora tenemos que pagar de nuestro bolsillo sus errores financieros. esto es un asco .

    roser

    ResponderExcluir
  6. Assino por baixo! tens toda a razão para nós, por exemplo, no meu caso vou perder os subsidio vezes dois, e de facto isso para a minha familia faz a diferença, mas para eles o nosso todo é uma migalhinha, vejam os grandes vencimentos de algum políticos, como o caso do Armando Vara!

    ResponderExcluir