09 julho 2013

Eu não tenho culpa, o sistema está em baixo!


Se já visitaram as finanças, segurança social, correios etc etc sabem que esta frase é desculpa para tudo e mais alguma coisa.
O funcionário, qual monge tibetano em transe, repete este mantra até ficarmos todos hipnotizados e se possível pedirmos desculpa por existir e estar ali a tratar da nossa vida.

Cada vez que vou a um sítio desses, e acreditem que me esforço por serem muito raras as visitas, oiço sempre queixas dos funcionários: "Ai, eu não tenho culpa, o meu colega é que tratou disso e está de férias!" "o sistema está em baixo", "não recebo ordenado para ter estes aborrecimentos", etc. Deve haver um manual de desculpas com artigos prontinhos a ser usados em caso de necessidade.

Hoje porém foi o dia de tratar das papeladas e num dos sítios maravilhosos onde estive, de todas as "postas de pescada" que ouvi, houve uma situação em que tive de me conter para não dar uma sonora gargalhada. A simpática senhora xxx (vamos chamar-lhe assim), numa repartição de finanças aqui perto, decidiu que ou o pessoal fechava o bico ou ia tudo lá para fora ganhar bronze na torreira dos generosos 33º...
Perguntam vocês: mas alguém estava a falar alto ou a criar tumulto?
Respondo eu: Não, estavam a dizer o normal, com o volume normal, principalmente a fazer perguntas uns aos outros sobre o complexo sistema de senhas que transitam de dia para dia e de semana para semana. Mas a senhora xxx alegou que precisa de silêncio para se concentrar. Penso eu que uns testes psicotécnicos não teriam sido mal empregues nesta senhora, visto que a vocação dela não é claramente atender pessoas falantes. Podia ter optado por trabalhar num laboratório ou num farol por exemplo, mas não, quis ser funcionária pública para se poder queixar à vontade e descarregar nas pessoas. Pronto... dito e feito.

Por acaso até me tratou bem e foi profissional, principalmente depois de perceber que tenho licenciatura. Ainda no outro dia um colega meu estava a comentar que há diferenças no tratamento e eu discordei, mas hoje tenho mesmo que dar o braço a torcer. Estamos mesmo no país dos Doutores e Engenheiros, verdadeiros ou não, o que importa é fingir que se é e puxar pelos galões.

Por isso já sabem, comprem o manual de desculpas e quando as finanças vos quiserem cobrar algo, digam que não podem pagar, que a culpa não é vossa, o sistema é que está em baixo. Quem sabe?!

Um comentário:

  1. É cada uma que se vê, as pessoas que trabalham para o estado sabem que não podem ser despedidas e podem dizer as baboseiras que quiserem... Infelizmente somos nós que lhes pagamos o salário e nem podemos dizer nada :S

    ResponderExcluir