16 abril 2012

Não sei como é possível !!#$"%"=&%"


Não é meu costume abordar ideais ou assuntos pessoais aqui no cantinho.

Sei que às vezes gostamos de saber o que os outros pensam e visitamos blogues para ler opiniões e até cusquices pessoais, mas esse não é o cariz do Universo Peca.

No entanto sinto que devo deixar este alerta porque andei algum tempo enganada e como eu, acredito que haja mais pessoas na mesma situação.

É impossível fugir ao monopólio asiático, mesmo sem nos apercebermos consumimos e compramos frequentemente produtos parcial ou totalmente produzidos na China por exemplo. Contudo devemos estar informados e se houver opção consumir o que é PT ou CE.

E foi aí que me alertaram para algo que achei incrivel e inaceitável. Vejam estes logos...


Parecidos não é? Se não estiverem lado a lado facilmente se confundem. O da esquerda quer dizer nem mais nem menos do que: "China Export", vocês acreditam em coincidências??

Pois é, andamos nós a tentar comprar coisas produzidas na zona Euro, não só por questões de qualidade e certificação, mas também para contribuir para que as coisas saiam da cepa torta e vêm estes tipos e passam-nos a perna com a maior das facilidades sem que, até à data, ninguém faça nada... Gostava que alguém me dissesse que isto é um mito da Internet e que eu não tenho razão.

... mas se achavam que ficava por aqui desenganem-se...

Para quem anda atento ao próximo logo com o objetivo de consumir o que é português, posso dizer-vos desde já que há coisas made in china e que têm este logo ou um muito idêntico.
Ainda na semana passada vi numa loja de artigos para casa... de um lado tinha este logo, do outro lado o CE chinês.
Por isso e em tom de conclusão: fiquem atentas aos CE's, se as letras estiverem muito próximas é na certa chinês... O pior não é comprar produtos chineses, é comprá-los achando que são nossos.
Mais info: Aqui e Aqui

9 comentários:

  1. Incrivel, onde chega a mente desta gente, não fazia ideia disto mesmo... Obrigado por partilhar ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo aviso.
    Tenho reparado em alguns artigos que dizem made in PRC em vez de China e PRC deduzo que seja Popular Republic of China.
    Incrível o que eles inventam para ludibriar as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Eh lá, andava de olhinhos abertos mas agora vou andar mais.
    Obrigada.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. eu realmente já desconfiava, pois já havia reparado nesse logo nos produtos das lojas chinesas. claro, percebi logo k nao se tratava de produto europeu. mas pensei que os chineses tivessem criado cá uma empresa que serviria de importador e que por isso pudessem legalmente usar esse logo, k eu achava realente que se referia à Uniao Europeia, para pôr nos produtos. afinal, e pelo k aki vejo, o logo tem um nítido cariz enganoso. o objectivo é sem dúvida enganar o consumidor. mas olha que não responsabilizo unicamente os chineses. embora ache esta atitude vergonhosa. eles conseguem fazê-lo porque as nossas autoridades e políticas o permitem. admira-me a ASAE, DECO e outras entidades que tais, serem tao permissivas particularmente com estes verdadeiros impérios comerciais asiáticos. (Ou se calhar até nem me admiro!!! Da maneira que o país está, a classe política, a justiça... enfim... Onde é que isto irá parar?!)

    ResponderExcluir
  5. Apo, subscrevo, às vezes parece que é mais importante esses organismos andarem à caça do peixe miúdo que pouco peso faz na balança...
    Penso que houve uma tentativa de contestação por parte da CE em 2008, mas que não deu em nada... é mesmo uma vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Inacreditável... mesmo :/
    Não fazia ideia... fico triste, mas agradeço o alerta!

    ResponderExcluir
  7. Nem sei por onde começe....
    já ouviste falar em normas? ok, essa "marcação" CE é um conjunto de normas europeis para produtos electricos e para brinquedos. Vai á net e procura....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ou escrevo mal ou não me faço entender... há 2 CE muiito parecidos, esse que descreves e o China Export. Deixei dois links para que não precises de ir à net procurar e te informes um bocadinho melhor.

      Ps - devias ter cuidado com a colocação de "cedilhas" onde não existem, denuncia-te um bocado. Bjooo

      Excluir
  8. A mim parece-me que mais uma vez estamos a ser enganados! E não há ninguém que nos defenda?

    ResponderExcluir